Home Impressão de Livros Diagramação de livro, afinal o que é?

Diagramação de livro, afinal o que é?

Querido autor independente, você tem dúvidas de como fazer a diagramação de livro? Sabe o que é, como funciona e qual é a importância dessa etapa na construção da sua obra? Nós da Renovagraf sabemos como isso é importante para o processo de criação e desenvolvimento do seu livro e como isso vai impactar na experiência do seu leitor, seja você um autor que esteja desenvolvendo o primeiro livro de forma independente, ou um autor já experiente que tenha lançado vários livros ao longo de vários anos. 

O que é uma diagramação de um livro?

A diagramação de livro consiste, basicamente, na formatação e organização de todo o texto do seu livro. Não é nada confortável uma leitura onde as letras estão diferentes umas das outras, sem um padrão, sem margens bem estabelecidas, com imagens jogadas, com desordem. Por isso a diagramação é tão importante, e as atividades principais dessa etapa da construção da sua obra são, por exemplo:

  • Ajustar as margens para garantir que a leitura seja agradável aos olhos;
  • Organizar o texto entre si, respeitando os parágrafos, blocos, capítulos e etc;
  • Colocar as imagens de uma forma coerente com o contexto da história, tamanho do texto e da página;
  • Conferir e ajustar caracteres conforme um padrão de tipo de fonte e tamanho.

Dessa forma, conseguimos perceber que a diagramação se faz essencial para a qualidade final que o leitor receberá da sua obra.

Como fazer a diagramação de um livro?

Primeiro, tenha em mente o tipo de layout que você deseja para a sua obra. Existem inúmeras formas de fazer a organização e o alinhamento do seu texto, tudo depende da sua própria imaginação. É interessante que você pegue variadas referências nesse momento, leve em consideração o tipo da sua história e a sensação que deseja transmitir para o leitor, para entender que tipo de margem, alinhamento e disposição de elementos será ideal para a composição das páginas do seu livro. Quanto mais criativo e contextualizado, mais prenderá a atenção do seu leitor, não é mesmo?

Para te ajudar nessa tarefa, é interessante ter em mãos as imagens e/ou ilustrações em vários tamanhos e formatos. Existem livros com imagens que ocupam uma página inteira, outros com uma ilustração centralizada, outros ainda com a ilustração alinhada à esquerda ou à direita… As possibilidades são muitas, por isso, deixe sua criatividade correr solta e tente vários formatos para ver qual se encaixa melhor na organização das suas páginas.

É importante também levar em consideração as margens de segurança para a impressão e também para que fique confortável para a leitura. Existe uma forma de garantir a segurança do conteúdo na hora da impressão, em relação aos cortes que serão feitos nas páginas e capas. É comumente chamado de “sangria” esse espaço de segurança entre o texto e o corte da página, e é extremamente importante que você respeite essa margem de segurança para que o seu texto e todo o conteúdo do seu livro esteja a salvo na hora de imprimir.  A sangria tem, geralmente, 0,10mm e 0,5mm. Confira com a Renovagraf o gabarito do seu livro no momento após o fechamento do orçamento para que essas margens sejam corretamente estabelecidas e respeitadas na sua obra.

O tamanho das letras também é um aspecto importantíssimo na diagramação do seu livro. Os tamanhos mais usados são 11 ou 12, e escolher uma tipografia que facilite a leitura é muito mais importante do que favorecer uma estética subjetiva. Um exemplo de letra muito utilizada é a Times New Roman e a Arial, por exemplo. Mas, pense na experiência do seu leitor, e em facilitar a vida dele com um visual limpo e claro é imprescindível nesse momento. 

Quem é o responsável por fazer a diagramação de livro?

Quando falamos de autopublicação e autores independentes, precisamos entender que todo o processo de impressão ficará sob a responsabilidade do autor. Sabemos que tais obrigações, que são muitas, podem sobrecarregar e até impedir que certos autores concluam a jornada da autopublicação, trazendo exaustão, dúvidas, medo e até desânimo.

A princípio, você mesmo pode realizar todas as etapas da produção do seu livro, basta saber como fazer. Essa expertise pode ser adquirida através de tutoriais, aulas e até mesmo artigos na internet. Porém, se você sente que não tem conhecimento e habilidade suficientes, ou até mesmo tempo hábil pra fazer com cuidado e atenção todas as etapas do seu livro de forma pessoal, a diagramação do seu livro ou qualquer outra etapa pode ser terceirizada. 

Nesse contexto, você pode e deve contar com o serviço de um profissional. No caso da diagramação do seu livro, você precisará de um diagramador. Este profissional será então o responsável por fazer essa organização tão necessária para sua obra, e você poderá focar sua energia e seu tempo em outros aspectos e atividades concernentes à sua autopublicação. 

Não existe uma regra quanto à isso, então, vai depender da sua auto avaliação. 

Quanto custa diagramar um livro com um profissional terceirizado? 

Os valores investidos dependem muito de cada profissional ou empresa, cada contexto e do seu material também. Vivemos hoje em um mercado literário bastante democrático no nosso país, portanto, você pode encontrar profissionais com diferentes preços e formas de trabalhar, a depender das características do seu livro, como número de palavras ou de páginas, número de imagens, entre outros aspectos. Por isso, o ideal é que você faça uma pesquisa de mercado para entender qual é a média de valores. 

“Mas a minha cidade é pequena, como encontrar um diagramador perto de mim?”

Após a leitura desse artigo, você pode ter essa dúvida e entrar em desespero, mas tenha calma.  Com a facilidade que a tecnologia nos oferece, o serviço de diagramação de livro pode ser prestado por profissionais de qualquer lugar do Brasil, levando em consideração que basta você enviar o arquivo aberto da sua história para edição por e-mail ou qualquer outra plataforma. Assim, o profissional irá recebê-lo e conseguir de forma efetiva fazer toda a organização necessária na sua história, sem que precise estar presencialmente com você para isso. 

A flexibilidade geográfica irá possibilitar diversas opções de orçamentos visando o melhor custo X benefício, por isso, autor independente, apostar em serviços à distância pode ser uma excelente alternativa para você que busca o melhor orçamento.

Por fim, queremos te encorajar a se dedicar e mergulhar de cabeça nessa etapa tão importante do desenvolvimento da sua obra. Seja feita de forma pessoal ou terceirizada com outro profissional ou empresa, uma boa diagramação irá garantir uma entrega de qualidade ao leitor, maior satisfação em relação à todo material e leitura, e até mesmo uma maior possibilidade de recompra do mesmo leitor em relação às suas próximas publicações. 

Esperamos que esse artigo te ajude de alguma maneira à realizar a diagramação do seu livro!

Nós da Renovagraf estamos há mais de dez anos realizando sonhos de muitos autores por todo Brasil, e queremos te ajudar a realizar seu sonho do livro impresso também. A partir de 20 unidades e um orçamento que garante o melhor custo-benefício do mercado, você pode mostrar e levar sua história para todo país! 

Entre em contato conosco para fazer seu orçamento e ter seu livro em mãos.

Sugestão de Posts

Posts Relacionados